Ampliando a casa? Contrate um profissional.
Postado em 29 setembro , 2016

fotoarquitetura

 

Um imóvel que não comporta mais o tamanho da família é um problema bastante comum. Ao longo dos anos a família vai aumentando, chegam novos filhos ou outros parentes e os cômodos, que antes eram suficientes, não conseguem mais dar o mesmo conforto a tantos moradores. Em geral, a ampliação de uma casa pode ser feita de duas maneiras: aumentando os cômodos existentes ou adicionando novos cômodos. Para isso, é muito importante que você contrate um profissional, como um arquiteto ou um engenheiro civil, para fazer o planejamento da sua obra. Quer alguns motivos?

• Legislação – Um profissional vai ajudá-lo na parte legal que envolve a obra. Ele estará ciente do que o município determina para o uso do solo, os coeficientes de aproveitamento do terreno, taxas de ocupação, gabaritos e recuos. Ele também emitirá o laudo que você precisará para legalizar a obra junto à prefeitura.

• Dimensões do lote – O profissional vai verificar as dimensões disponíveis para a ampliação. Ele vai checar se o que você imaginou é viável e se haverá, de fato, um ganho em espaço, ou se o cômodo ficará apenas um pouco maior a um custo muito grande. Ele será capaz, ainda, de sugerir se a casa deve ser ampliada para os lados, para frente ou para os fundos.

• Planta interna – Junto com a análise das dimensões do lote, o profissional se preocupará em como vai ficar a planta interna após a obra. Ele se certificará de que a organização final fará sentido, que o novo cômodo estará bem localizado e em harmonia com o restante da casa.

• Estrutura – Muita atenção é requerida pelas características da estrutura existente. O profissional avaliará, no caso de uma ampliação para os lados, a necessidade de algum tipo de fundação para os novos cômodos. No caso de uma ampliação para o alto, ou seja, a construção de um novo andar, o cuidado deve ser redobrado. Só é possível prosseguir se a estrutura existente de pilares e vigas suportar o peso extra de uma laje, paredes e telhado novo. Senão, serão sugeridas mudanças estruturais na casa.

• Aspecto estético – como ficará a casa após a ampliação? O conjunto final ficará harmônico? A parte nova imitará a antiga ou será propositalmente contrastante? Essas são preocupações importantes que serão solucionadas pelo profissional contratado. Ele deve estar por dentro das tendências em arquitetura para garantir que a sua casa, além de linda, esteja do jeitinho que você sonhou, após a reforma.