Vantagem do aquecimento solar

Postado em 4 maio , 2016

Imagine uma fonte abundante de energia que você pode usar para aquecer a água do seu banho ou da piscina e não pagar nada por isso. Uma fonte de energia infinita, que se renova a cada amanhecer e que não causa nenhuma forma de poluição ao meio ambiente. Imaginou?
Isso existe e está ao seu alcance. Trata-se da energia solar, que pode ser captada e armazenada através de sistemas específicos, para ser utilizada como fonte de aquecimento, com tubulações que levam a água quente ao seu destino.

Como Funciona o Sistema de Aquecimento Solar?

Um sistema coletor potencializa o calor dos raios solares e transfere o calor para um armazenador térmico (boiler), que distribui a água quente na hora do uso.
Os coletores podem ser comuns, com serpentinas e isolamento com lã de vidro, ou a vácuo, o que amplia o aquecimento e eleva a temperatura da água para até 100º. Esse, porém, é um sistema mais caro e que demanda mais mão de obra.
Muitas pessoas têm dúvidas quanto a efetividade do sistema em dias nublados ou chuvosos, neste caso o sistema de energia solar recebe o apoio de um aquecimento complementar que pode ser elétrico, a gás ou aquecimento a lenha. Quando a temperatura da água não estiver ideal para o banho, em dias chuvosos o termostato ativa o sistema secundário. Ou seja, sempre há garantia de água quentinha.

aquecimento-solar

 

Dicas de instalação

As placas de aquecimento solar devem ser posicionadas voltadas para o norte, numa inclinação que permita boa absorção dos raios solares. Uma boa dica para calcular essa inclinação é somar 10 graus à latitude do local em que a tecnologia está sendo instalada.
A cidade de Nova Friburgo, por exemplo, está localizada a uma latitude de 22 graus e por isso, a inclinação de um coletor solar na cidade deve ser de 32 graus.
O Boiler deve ser instalado o mais próximo possível das placas coletoras para que não haja perda de calor durante o processo de deslocamento da água. Já que a água quente é menos densa, ela consegue ser empurrada naturalmente para o reservatório se ele estiver em uma posição elevada em relação à placa.