Valorize sua varanda

Postado em 26 novembro , 2013

Em muitos projetos atuais, sejam de casas ou apartamentos, a varanda já vem sendo tratada como uma extensão da sala. Sejam ambientes de “alto padrão” ou não, elas tornam-se cada vez mais uma área social, e não apenas um lugar para se aproveitar a vista. Muitas vezes, sem que o limite de cada ambiente seja notado.

Vidros incolores podem te ajudar nessa tarefa. É uma solução moderna e eficaz para não prejudicar a vista, embora seja de maior custo. Há também cortinas incolores, mas não possuem o conforto acústico e térmico do vidro.

d91lplnxyl9up8a9ds6w0nd1e

 

O cuidado maior é na escolha dos móveis que irão compor a varanda. Afinal precisam ser resistentes o suficiente a agentes naturais como o sol, a chuva, poluição, entre outros. Assim, indica-se o uso de materiais com alta durabilidade e fácil manutenção, ou seja, pouco porosos, de fibra, couro sintético, emborrachados, porcelanato natural e alumínio. Atenção aos pisos: prefira os antiderrapantes, a chuva não vai deixá-los escorregadios.

10slv4ypof41ecm9hiuipe9f6

 

A escolha dos materiais e revestimentos deve ser mais cautelosa ainda quando a varanda não é coberta. Coberturas de edifícios se assemelham a varandas de casas, em certos lugares cobertas, em outras partes não. Mas se for em área litorânea, a probabilidade de danos é muito maior. Opte por materiais com alta resistência e durabilidade, pois a maresia e luz solar pode causar danos irreparáveis.

bjszlmraayikn3p49wttq5m0g

 

Ambientes com área gourmet também pedem materiais resistentes e de fácil manutenção e limpeza. A fumaça e o cheiro provocado pelas churrasqueiras é um fator importante para escolha de tais materiais.

8jcfhpyh49bs9b3eavn8f1dx3

 

Normalmente as residências já possuem ponto de luz definidos no teto. Para complementar, pontos focais de iluminação podem ser embutidos em sancas de gesso em diferentes locais para valorizar plantas, painéis, bancadas e destacar objetos. Pode ser espetos de luz no próprio vaso de planta.

Agora que você conhece as dicas coloque-as em prática. Sua varanda será sinônimo de receptividade e bem estar.