Uma casa sustentável

Postado em 22 março , 2013

Sustentabilidade é a capacidade de produzir sem impactar violentamente o meio em que se vive e a construção sustentável é o conjunto de práticas adotadas antes, durante e depois de construir, buscando a preservação ambiental. A ideia não é tão nova quanto parece, apenas demorou um pouco para chegar ao Brasil. Países como EUA e Japão já criaram, inclusive, incentivos para os empresários ou pessoas comuns que prefiram construções ecologicamente corretas.

Uma construção sustentável começa no planejamento da obra, com a escolha de materiais menos agressivos, duráveis e que exijam o mínimo de impacto possível para sua obtenção. Há também que se pensar no aproveitamento dos recursos naturais disponíveis. Além disso, é preciso se preocupar com a eficiência de energia, economia de água, gestão de resíduos e qualidade do ar. Pensar também no conforto térmico e acústico do local e usar racionalmente as tecnologias e os produtos que não agridam o ambiente.

construção2

Sempre que possível, devemos respeitar o perfil natural do terreno. Quanto menos movimentação de terra, menor o impacto ambiental. Para as paredes, há boas opções de tijolo cerâmico com boa eficiência térmica, tijolo de solo-cimento e placas de cimento. Nos interiores, o gesso reduz desperdícios e, por ser bem mais leve que uma parede de alvenaria, supõe uma economia no dimensionamento estrutural.

construção

As lâmpadas de baixo consumo já são um item indiscutível, que podem ser agregadas a um sistema de aquecimento solar para a substituição do chuveiro elétrico. Também um sistema em que a alvenaria e o telhado possuam um bom desempenho térmico reduz a necessidade do uso de ventilador, ar condicionado ou aquecedor.

painel-solar

Seguindo por esse caminho, os proprietários poderão desfrutar de uma construção saudável, ecologicamente correta e econômica. Ou seja, SUSTENTÁVEL.