Um espaço para a luz

Postado em 26 novembro , 2015

A iluminação de um espaço não tem apenas a ver com claridade, mas também com calidez. Utilizando luminárias, lustres, clarabóias, domos e janelas, é possível criar um ambiente mais aconchegante ou dar seriedade.

As luminárias e abajures podem ser ótimas alternativas para iluminar pequenos espaços quando não há necessidade de muita claridade. Já os lustres, dos mais modernos aos mais sofisticados, precisam de cuidados para ser instalados. Cada dispositivo precisa de uma caixa de apoio de acordo com seu peso e é preciso consultar um profissional antes de instalá-los.

Uma forte tendência atual é a iluminação embutida. Ela pode clarear pontos específicos ou um ambiente inteiro, dependendo da luminária usada.

Já as clarabóias e domos são mais complicados de serem instalados.  Além de possuir versões com e sem ventilação, é preciso abrir buracos no teto ou telhado para instalá-los. O ideal é contratar alguém com experiência para realizar a alteração no imóvel, mas é possível encontrar na internet guias sobre como fazer sozinho. Uma das vantagens deste tipo de iluminação é a grande economia de energia elétrica que ela permite, já que durante a maior parte do dia não será necessário utilizar as luzes elétricas.

Modificar as janelas não é tão simples. Não sendo possível instalar clarabóias ou domos, janelas amplas podem ser a alternativa perfeita para tornar os espaços mais bem iluminados. Em qualquer uma destas situações, o ideal é contratar uma empresa ou um profissional que tenha experiência neste tipo de modificação para poder garantir que o trabalho será bem realizado.

Clarabóia com vitral colorido dá um visual descontraído ao ambiente

Clarabóia com vitral colorido dá um visual descontraído ao ambiente