Telhados verdes

Postado em 3 abril , 2013
Telhados de turfa são tradição nas Ilhas Feroe, na Dinamarca.

Na hora de fazer aquela reforma devemos pensar em tudo e como sustentabilidade está na moda e preserva o meio ambiente, que tal colocar em prática algumas ideias?

A dica de hoje são os telhados verdes ou ecotelhados. Tá pensando em reformar a casa e trocar o telhado usando práticas sustentáveis? Essa novidade bastante elogiada por arquitetos, consiste no uso de solo e vegetação nos telhados das casas, para solucionar desde questões como conforto térmico e acústico, gerando economia de energia elétrica com a diminuição do uso de ar-condicionado e ventiladores, até a prevenção de enchentes por ajudar a absorver a água das chuvas.

esquematelhadoverde-375x122Os telhados verdes também são uma boa opção para ambientes urbanos pois eles promovem o equilíbrio ambiental, trazendo benefícios das áreas verdes para a população. Além de de criar nos espaços de lazer, a vegetação mantém a umidade relativa do ar e purifica a atmosfera e contribui no combate do efeito estufa.

Os ecotelhados podem ser instalados em qualquer telhado, desde que tenha sustentação necessária para o peso dos elementos e esteja impermeabilizado. O peso pode variar de 40 a 80 kg/m², dependendo do sistema e vegetação escolhida. Mas fique atento! Se mal instalado, ele pode trazer problemas. Para a colocação do telhado, procure profissionais qualificados.