Sofá: a estrela da sala

Postado em 18 março , 2013

O sofá é o companheiro ideal para cochilar, ver TV, ler, namorar, brincar… Por isso, devem ser sempre confortáveis e, ao mesmo tempo, de fácil manutenção. Além disso, é um dos itens que mais chamam atenção na decoração de uma casa e precisam estar em sintonia com o ambiente, seja no tamanho, no tecido ou no modelo.

O tamanho do ambiente e a quantidade de pessoas que irão usufruir determinam as medidas do sofá. Antes de comprar, é preciso medir o móvel e marcar no piso de casa, para visualizar a área que será ocupada. Sofá espremido na parede não fica legal. Se o local for pequeno, é melhor comprar um tamanho menor e completar com pufes. Respiros entre o móvel e a parede também permitem integrar à decoração abajures de coluna, mesas laterais ou um simples porta-revistas.

China_modern_sofa2009514940306

Em se tratando de revestimentos, não basta gostar da aparência do tecido, é fundamental sentir o toque e analisar os cuidados que deverão ser adotados no dia a dia, para manter o visual de novo. Boas pedidas são o tecido chamado de aquablock e o couro sintético. Eles são totalmente impermeáveis e, por isso, mais fáceis de limpar. A ressalva fica por conta da sarja e do linho. Apesar do toque macio, esses tecidos sujam com muita facilidade e não são fáceis de limpar. A durabilidade também não é das maiores.

sofa_linea_italia2

O design do sofá pode variar de acordo com o cômodo onde será posicionado. Salas de TV, por exemplo, pedem um modelo superconfortável. A profundidade também deve ser considerada, para garantir o total relaxamento. As peças com designs clássicos, de linhas retas e espuma mais resistente, podem ambientar salas de estar. Já os retrôs combinam com apartamentos pequenos e lofts. Sofás em “L” são indicados para ambientes grandes e que precisam de mais lugares para acomodar os moradores.