Seu móvel de cara nova

Postado em 22 outubro , 2013

Muitas vezes ficou uma cristaleira de herança, ou você ganhou aquela cômoda retrô da vovó mas o móvel não faz seu estilo, e o acabamento já foi pelos ares. A solução é pôr a mão na massa – ou melhor, no móvel – e dar uma cara nova a ele! Reformar mesmo!

73f705d3afd6bc664f6540c1ee9cf48a

Não é tão difícil quanto parece, mas é bom você separar um fim de semana para se dedicar a tal reforma.
O primeiro passo é a raspagem do móvel com lixas grão número 100 ou 150. Logo após a remoção de todos os tingimentos prévios, limpe o móvel com um pano e aplique três demãos de fundo PU branco, encontrado em lojas especializadas, que pode ser brilhoso, fosco ou acetinado, a sua preferência. Depois  da secagem do produto, passe duas demãos de tinta laca na cor desejada e, quando secar, faça o acabamento da peça com verniz.

Olha só a reforma desse aparador. Detalhe importante: não esqueça de um lençol sob o móvel e pedaços de madeira para mover mais facilmente as partes inferiores.

c88a7ed71a3b6a7c40076777518d451b

 

Além de pintar (que é uma reforma básica e essencial antes de qualquer coisa), você pode utilizar tecidos para modificá-lo e dar mais um toque pessoal e original.

f506ee5507cc25e0bb1dc0e7d332cb94

É simples: Basta cortar o tecido na medida do móvel (no caso, da gaveta) – caso tenha, utilize um kit de Patchwork pra facilitar- e passar cola Cascorez, generosamente com pincel (trincha) em toda parte que ficará estampada. Logo, coloque o tecido. Uma espátula pode ajudar a tirar ondulações do tecido enquanto a cola estiver molhada. Passe mais uma camada de cola sobre o tecido, mas sem exagerar para dar uma engomada. Espalhe com rolinho seco para tirar o excesso. E é só isso! Nada impossível de você mesmo (a) fazer!