Seis passos para uma reforma

Postado em 11 fevereiro , 2016

Por onde começar uma reforma? São vários passos para garantir que uma obra seja bem executada e que o resultado final seja satisfatório, sem precisar de reparos posteriores. O planejamento com cuidado ajuda a evitar surpresas desagradáveis. Para isso, conte com um bom profissional que possa auxiliar na tomada de decisões importantes para dar início ao projeto. Para te ajudar, separamos algumas dicas que vão ajudar na hora de se preparar para fazer as mudanças desejadas e durante todo o processo que pode demorar um pouco, mas vai valer a pena:

Não há outra forma de começar: o projeto deve ser estabelecido antes de todo o resto. Determinar como serão as etapas é fundamental para que tudo dê certo. Estabeleça o que será renovado primeiro. Banheiro? Cozinha? Quarto? Pense nos tamanhos – use uma trena para ter ideia de quanto cada espaço deve ter – o que será colocado em cada local, como será o acabamento etc.

Escolha um profissional para trabalhar com você. Arquiteto ou engenheiro, uma pessoa com experiência vai ajudar a encontrar os limites e expandir as possibilidades do que pode ser feito.

Se possível, utilize um software para testar como ficarão os novos ambientes, das mudanças de tamanho ao acabamento.

Faça uma lista com tudo o que será preciso comprar para o projeto. Dos materiais aos profissionais que irão trabalhar. Ter um orçamento em mãos é importante para não acabar estourando o orçamento.

Na hora de comprar os materiais, fique atento aos descontos e prazos de entrega. Da fundação ao acabamento, são muitos detalhes. Melhor anotar tudo para não esquecer.

Não se esqueça de acompanhar o andamento da obra. Não será preciso visitar diariamente, mas é importante ver se tudo está sendo feito no tempo planejado.