Sauna seca ou vapor?

Postado em 18 maio , 2016

Há basicamente dois tipos de saunas: a “sauna seca”, que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem libertar vapor e a “sauna a vapor” (sauna úmida ou banho turco).

 Sauna Seca

Também chamada de Finlandesa, por ser de origem européia, essa sauna é usada com mais frequência no sul do Brasil. Suas salas são revestidas de madeira e dependem de um gerador de calor para funcionar, normalmente com lenha e/ou carvão. Sua temperatura é normalmente de 80º e pode ultrapassar os 100º.

 

Para construção

Após rebocar paredes e teto com reboco comum, faça o isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, fixados com sarrafos.

Para o revestimento das paredes, após o isolamento térmico, use madeira seca, como cedro ou mogno. É importante utilizar madeira maciça, de fácil respiração e jamais envernizar ou aplicar qualquer produto para a proteção da madeira.

Para a limpeza do ambiente, use apenas um pano úmido.

1 – Respiro e suspiro

No ambiente de sauna seca é fundamental a construção de respiro e suspiro para oxigenar e dissipar o calor.

2 – Piso
Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou de cerâmica (antiderrapante).  Se preferir, você pode cobri-lo com um estrado de madeira.

3 – Iluminação
A iluminação do ambiente deve ser sempre indireta e com lâmpada de até 40 watts no máximo. Utilize arandela de madeira e instale o interruptor fora do ambiente.

4 – Porta
A porta deve ser de madeira, com isolamento térmico. Ela deverá abrir para fora da sala, e possuir visor transparente.

 

Instruções para instalação do equipamento

Não deve haver madeira no espaço onde será instalado o equipamento, pois isso pode causar um incêndio. Use placas refratárias nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho possuir chaminé, o refratário das paredes deve acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.

Para sauna seca elétrica, utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10cm.

Para sauna seca a lenha ou gás, construa uma parede com tijolos refratários (vazados) ao redor e na mesma altura do equipamento, a 10 cm de distância.

 sauna3

 

Sauna úmida

 

As saunas úmidas funcionam a vapor e também são conhecidas como “Banho Turco”. É a sauna mais usada no Brasil e tem sua sala revestida normalmente de algum material cerâmico. Nesse caso, a sauna precisa transformar a água em vapor, então ela funciona com geradores elétricos ou a gás. Sua temperatura atinge normalmente 40º ou 50º.

 

Para construção

Geralmente as saunas são espaços pequenos e você pode adotar como medida padrão para residências as seguintes:

1 – Teto com inclinação:

Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos. Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.
Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC.

2 –  Bancos
Faça 2 bancos em alvenaria, um inferior e um superior (para menor ou maior temperatura), nas medidas de 50 cm x 40 cm.

3 – Suspiro e respiro
Faça um orifício de 4″ (suspiro) próximo ao teto e um orifício de 4″ (respiro) próximo ao chão, para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle.

4 – Entrada para cano de vapor (dentro do ambiente)

Prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor, com as medidas de 40 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.).
A entrada de vapor para dentro do ambiente deve ser em um local neutro, próxima da parede frontal aos bancos numa distância de 40 cm do piso.

Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lampada de 60w e instale o interruptor fora do ambiente.