Porta de abrir, correr ou pivotada? Compare vantagens e desvantagens

Postado em 18 março , 2015

Na hora de escolher as portas da sua casa, qual a melhor opção: de abrir, correr ou pivotada? Esta não é uma resposta simples, e para que você possa definir é bom ter em mente o que é mais apropriado para cada uso, e conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

 

 

 

porta de abrirPorta de abrir

A porta de abrir é a que mais se encontra nas casas brasileiras. É a porta “comum”, que utiliza dobradiças e conta com um batente para fixá-las, onde a folha da porta se encaixa. Geralmente, fazem parte do conjunto também as guarnições (peças que arrematam o encontro do batente com a parede).

Pensando nas vantagens, a porta de abrir garante mais vedação, e por isso, mais proteção térmica e acústica. Ela é também mais resistente a arrombamentos, com certeza a opção mais segura, principalmente para as entradas principais da residência. Como desvantagem, este tipo de porta ocupa muito espaço para abrir, o que atrapalha no momento de decorar o ambiente.

Na hora de comprar deste tipo de porta é importante verificar a qualidade da folha e do batente e se a porta não é leve demais, o que pode acabar dando aparência de qualidade inferior ao seu projeto.

 

porta de correrPortas de correr

Essas portas permitem abertura horizontal, sendo afixadas em trilhos, ou similares. Elas são um sucesso em armários e quando instaladas em áreas internas. Ente as grandes vantagens está a possibilidade de minimizar o espaço perdido no cômodo, além de sua inegável versatilidade: você pode instalar uma porta de correr grande o suficiente para escolher quando comunicar ou isolar completamente dois ambientes. Um bom exemplo é quando este tipo de porta é utilizado para tornar uma cozinha integrada à sala.

A desvantagem deste tipo de porta está no mau desempenho acústico, térmico e de bloqueio de ventos.

 

 

 

portas-pivotantes-12Portas pivotantes

O funcionamento da porta pivotante é bastante similar ao da porta de abrir, mas em vez de dobradiças, um pino é responsável pelo seu movimento: o pivô, instalado em cima e embaixo da porta, no local mais adequado.

Além de uma estética bem interessante, a porta pivotante economiza mais espaço que a porta de abrir, apesar de não permitir uma vedação tão eficiente. Elas são uma boa pedida para entradas principais de apartamentos, por exemplo.

Algumas partes da estrutura de uma porta pivotante devem ser bastante rígidas para evitar problemas de empenamento no futuro, por isso é imprescindível a mão-de-obra de uma pessoa especializada na instalação.

 

E aí, escolheu seu tipo de porta preferido? Conte com produtos 3F para deixa-las mais bonitas e seguras.