Papel de parede: como escolher o ideal para sua decoração

Postado em 3 agosto , 2016

O papel de parede é uma arma poderosa na decoração da casa. Investir no material pode te ajudar a mudar completamente a cara de qualquer cantinho – dando vida desde à sala de estar até às paredes de um corredor ou escadaria.

Geralmente, o efeito estético agrada e contribui muito com a decoração do ambiente. Dependendo da textura ou desenho, pode-se criar ilusão de ótica, dando amplitude no local instalado, ou mesmo um efeito mais aconchegante e íntimo. Muitas vezes também podem exercer funções acústicas e térmicas para o ambiente.

Assim, escolher um papel de parede para decorar um cômodo pode fazer com que ele pareça maior ou menor, mais ou menos iluminado, aconchegante ou espaçoso. A variação de cores, texturas, estampas e padronagens também pode criar um visual moderno ou tradicional para o ambiente – tudo depende do seu objetivo na hora de pensar a decoração.

Para além das vantagens estéticas, o papel de parede também é bastante vantajoso do ponto de vista prático: a instalação é frequentemente muito simples e não deixa resíduos nem cheiros na casa. Depois de aplicado, o papel pode permanecer perfeito na sua parede por até mais de cinco anos – uma duração maior que a de algumas tintas. A limpeza também promete não causar dores de cabeça; feitos de materiais resistentes, a higienização dos papéis de parede é tranquila.

papel-de-parede-quarto-4

Algumas dicas para a instalação

– Preparar a parede
Antes da instalação, é fundamental que a parede esteja preparada: nada de irregularidades, buracos, texturas ou problemas com infiltração.

– Esperar a finalização de obras
O papel de parede é o último item da obra a ser instalado, quando não haverá mais riscos de que outras atividades prejudiquem o papel.

– Conhecer os tipos de papel de parede
As diferenças dos papéis de parede não estão apenas nas cores e padronagens. O material do produto também é variável e pode alterar as instalação e ambientes.
Vinílico: Resistente à luz e à umidade, este papel é fabricado em PVC. É a escolha certa para ambientes mais úmidos e vai agradar quem prima pela alta durabilidade e facilidade na lavagem
Tradicional: Composto de celulose, este papel de parede é, de fato, um papel. Por essa razão, é recomendado para ambientes secos. A limpeza pode ser feita com um pano úmido.
TNT: Este tipo tem a característica de imitar um tecido, embora o material não seja exatamente tecido. A higienização deve ser realizada com detergente.
Além das diferenças no material, o papel de parede tem diferentes modelos de aplicação: enquanto alguns devem ser aplicados com cola, outros são autocolantes (já vêm com adesivo).

papel-de-parede-pvc-rolo-84-x-070-m-gramatura-200g-406401-MLB20326612347_062015-F