O seu lar com ar Retrô

Postado em 11 dezembro , 2013

“Retrô é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.” Este conceito vai muito além de modinhas ou de antiguidades. O estilo Retrô pode estar na moda, no design de objetos ou na decoração. É uma forte tendência, onde é possível investir em uma mescla de objetos antigos da vovó com outros novos. Ou então, aderir a objetos que possuem referências antigas.

ambientes-retro-na-sua-casa-69-597

Esse ambiente é mega atual mas trás muitas referências retrô, principalmente a Pop Art, que foi um movimento artístico que surgiu na década de 50 mas teve seu auge nos anos 60. Um tipo de arte consumível, que propunha demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Os elementos que marcam a presença retrô são os quadros coloridos de Audrey Hepburn, os abajures coloridos e cadeiras típicas da época.

 

Decoração-dos-Anos-60-Fotos

Nesse, outra vez os móveis anos 60 dão as caras, mas em um espaço menos sofisticado. É o chamado Kitch. Ao aparentar certo acúmulo de objetos, mesmo que de maneira organizada. Mas um pouco descombinado e “brega”, no bom sentido. Vale mescla de estampas, bonecos de resina, jarra de abacaxi.

big-chill-kitchen-low

Outro ponto típico de ambiente retrô são móveis e eletrodomésticos coloridos, de preferência em tons pastéis. Era muito comum ver um móvel azul, uma geladeira vermelha, mesa amarela antigamente. Hoje em dia muitas pessoas garantem esse efeito levando os móveis e eletrodomésticos a profissionais que colorem com tinta diferenciada ou então móveis antigos para restaurar.

BlogPortobello_retro

Sempre é válido pesquisar antes de sair por aí criando uma decoração antiga. Pesquise épocas, móveis que usavam. Invista em móveis realmente antigos, restaure se for preciso.  É um investimento se o retrô faz seu estilo. Além de toda a originalidade agregada ao espaço, de uma época que não volta mais.

PODE GOSTAR TAMBÉM


Notice: Undefined offset: 0 in /var/www/vhosts/3f.com.br/httpdocs/blog/wp-content/plugins/related-posts-thumbnails/related-posts-thumbnails.php on line 268