Menos é mais: a decoração minimalista

Postado em 24 janeiro , 2013

Só há espaço para o que é essencial: assim é a decoração minimalista. Com a ideia do “menos é mais”, o estilo tem a intenção de manter os cômodos com o mínimo de móveis e acessórios decorativos possíveis e vem conquistando muita gente por aí.

O minimalismo surgiu na década de 60 nos EUA e, desde o início, causou polêmica e despertou a admiração de muitas pessoas. Aqui, no Brasil, o contato mais próximo com o movimento aconteceu nas décadas de 1980 e 1990, onde suas características prevaleciam em objetos, fachadas e ambientes.

025

Embora as composições minimalistas prefiram a “escassez” de acessórios, os móveis e as peças com fortes atributos são muito valorizados nos ambientes: a quantidade pode ser reduzida, mas a qualidade é bastante elevada. Para montar uma composição minimalista, é preciso prestar atenção em todos os detalhes e evitar os excessos. Algumas pequenas dicas podem ajudar:

1A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, evitando a necessidade de muitas instalações de luminárias. Além disso, cortinas grandes e pesadas são dispensadas, dando lugar aos modelos mais simples ou blackouts.

2Os móveis devem ser extremamente clean, com acabamentos planos, linhas retas e sem texturas. Para os armários, modelos com porta de correr para otimizar o espaço. E o uso de prateleiras abertas é mínimo.

3Invista em aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos modernos com design arrojados. Eles funcionam como parte da decoração da casa.

4A escolha das cores deve ser feita pelas mais discretas da cartela. Os contrastes de preto e branco são muito apreciados nesse estilo. Assim como os tons de cinza e cores suaves.

5 A organização é muito apreciada nesse tipo de decoração. Objetos que não são de uso frequente não devem ser mantidos em exposição o tempo todo.

Aos que gostam desse estilo clean, ele também pode estar em detalhes importantes, fechando (e abrindo) com estilo, as portas da sua casa. As maçanetas precisam estar alinhadas com o minimalismo e a 3F possui muitos modelos que dão um toque especial à decoração. Se optar por um estilo preto e branco, por exemplo, modelos em cor prata são uma ótima ideia. Confira em nosso site: http://www.ferragens3f.com.br/produtos-3f