Imprimindo personalidade ao imóvel alugado

Postado em 2 fevereiro , 2013

Quem não sonha em ter o seu canto? Muitas vezes, porém, não é possível que esse sonho se realize em uma casa própria, e o aluguel é a solução. Mesmo estando em um ambiente provisório dá para usar de bom gosto e criatividade para que o espaço reflita a sua personalidade. Reunimos algumas dicas para fazer isso de maneira econômica e dispensando a reforma.

O primeiro passo é verificar com o proprietário do imóvel e o síndico do prédio tudo o que pode ou não ser feito. Algumas paredes, por exemplo, não podem ser furadas sob risco de atingir o encanamento. É possível também que o condomínio tenha regras sobre a revitalização de janelas. A partir dessas informações as decisões ficam por sua conta:

1Pintar ou não pintar? A tinta pode ser o elemento decorativo mais fácil para mudar o ambiente, mas se a pintura estiver nova, opte por mantê-la como está e investir nos acessórios. Paredes irregulares pedem pintura fosca, para não realçar os defeitos, ou podem ainda ser cobertas com tecido ou molduras. Veja nos exemplos abaixo.

cortina-parede

A cortina torna ainda o ambiente mais aconchegante, quando usada no quarto.

molduras

Para colocar quadros sem furar a parede use fita banana, que é parecida com a dupla-face, só que mais resistente.

2Renovando chão e azulejos: Se o chão estiver nivelado, é possível revesti-lo com pisos de aplicação direta, encontrados em loja de materiais de construção, e que vão bem sobre cerâmica, laminados e outros materiais. Apesar de prática, essa aplicação pode causar um desnível na passagem entre cômodos ou ser inviabilizada pelo rodapé. Neste caso opte por tapetes grandes. Azulejos podem ser renovados com uma pintura, usando tinta epóxi, ou ainda com adesivos.

tapete-grande

azulejo-adesivo

3Melhorando a iluminação: É possível melhorar a iluminação dos cômodos sem mexer na parte elétrica. Para isso, invista em boas luminárias de chão, ou ainda na prática e charmosa luminária com clip.

luminaria-de-chao

luminaria-clip

4Opte por móveis versáteis e fáceis de desmontar. Ao invés de comprar um sofá, por exemplo, prefira poltronas, cadeiras e pufes. Sofás geralmente são adquiridos em função do espaço, e podem não se adaptar em uma nova sala, na mudança futura. Para substituir armários e estantes, invista nos módulos. Além de deixar o ambiente moderno eles são fáceis de transportar.

modulos

5Acessórios fazem a diferença! Invista em cortinas, almofadas, toalhas de mesa e roupa de cama. Pinte as portas e troque maçanetas e fechaduras. Veja as opções entre os produtos 3F: http://www.ferragens3f.com.br/produtos-3f