Evitando desperdícios

Postado em 8 outubro , 2015

Quem quer construir ou reformar sabe o quanto o material de construção pode se tornar caro. Alguns itens pesam bastante no orçamento e é preciso cuidado na hora de escolher. Ter um profissional ao lado ajuda a evitar desperdícios, mas outras pequenas medidas podem ajudar bastante no momento da compra. Além disso, é possível realizar ações que ajudam a economizar também durante o processo da obra para garantir que os recursos serão utilizados corretamente. Veja algumas dicas e evite dores de cabeça futuras:

1- Pense bem antes de comprar. Fazer a consulta dos preços e da entrega é essencial, mas também é importante ter todo o planejamento finalizado em mãos. Se você compra o material antes e houver quaisquer alteração no projeto, pode acabar perdendo dinheiro. Faça uma lista com o necessário com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro.

2- O canteiro deve ser permanente e organizado. Deslocar o material gera desperdício. O cimento também deve permanecer em sua embalagem original, com pilhas de, no máximo, 10 sacos. Mais do que isso pode fazer com que ele endureça. Não se esqueça de deixá-lo em local seco, longe da umidade. Tijolos e telhas também devem ficar em pequenas pilhas e próximos aos locais onde serão instalados para evitar quebras na hora do transporte.

3- Preparou o concreto? Use. A massa guardada endurece e não pode ser utilizada posteriormente. Por causa disso, é preciso calcular exatamente a quantidade que será utilizada para cada atividade.

4- Tenha um profissional especializado ao seu lado para realizar os cálculos mais complexos. As espessuras das vigas, os cortes, a montagem, dentre outros aspectos, precisam de cuidados específicos.

5- Comprou? Não se esqueça de conferir tudo o que foi entregue, desde a quantidade à qualidade. Caso algo venha quebrado, é possível reivindicar.