Engenheiro ou arquiteto?

Postado em 13 setembro , 2013

A dúvida sobre qual função de um arquiteto e um engenheiro em uma obra é frequente. É bastante comum que se confunda o que eles fazem, apesar de atuarem em partes diferentes de um projeto. Por serem frequentes os atritos entre os profissionais, o ideal é procurar engenheiros e arquitetos que trabalhem em harmonia.

Arquiteto:

É este profissional que elabora o projeto, procurando entender quais são as necessidades estéticas e preferências do cliente. Um dos aspectos que um arquiteto leva em conta para criar, é o conforto. Uma casa projetada para um cadeirante, por exemplo, precisa ter portas mais largas e espaços amplos para que ele possa se movimentar com mais liberdade.
Fazer um estudo solar, bem como dos ventos, é importante para criar um espaço arejado, bem iluminado e com maior aproveitamento térmico. Apesar das exigências dos clientes, ele deve obedecer às legislações urbanísticas, sanitárias e ambientais para que não hajam problemas futuros com a obra.

Engenheiro:

A parte estrutural da casa é de responsabilidade do engenheiro. Fundação, instalações de luz, gás e hidráulicas, materiais a ser utilizados, técnicas implementadas são algumas dos encargos deste profissional. É com ele que você deve tirar dúvidas técnicas, como a quantidade de fios a ser comprados ou se uma parede poderá ser derrubada no futuro.