Drywall para qualquer ambiente

Postado em 16 março , 2016

O drywall ganhou destaque nos últimos anos pelo seu baixo custo, fácil instalação e manutenção. A cada ano, ele vem ganhando mais espaço nas casas ambientes comerciais. Como sua aplicação ainda é relativamente nova para a maioria dos brasileiros, ainda existem muitas dúvidas em relação ao que pode ser feito e das possibilidades que ele cria. O orçamento pode variar de acordo com a empresa consultada e suspeite de preços muito baratos. Uma boa dica é buscar indicações com amigos ou conhecidos para contratar alguém de confiança. Veja algumas das vantagens, condições e cuidados necessários para que o seu drywall não apresente problemas.

Mão de obra especializada

Para ter um drywall bem feito, opte por contratar profissionais treinados na sua instalação. É preciso fazer cálculos estruturais adequados às necessidades de cada construção. O auxílio de um arquiteto ou engenheiro é fundamental em grandes espaços.

Facilidade

As placas de gesso e papel cartão parafusadas a uma estrutura de metal são de fácil instalação e manutenção. Por isso, em ambientes em que é necessário haver mudanças após um certo período (lojas, por exemplo), o drywall é indicado. O processo geralmente envolve dois ou três profissionais e as etapas para a colocação da estrutura de base, cobertura das divisões (tratamento das juntas) e finalização. Em dois dias, é possível instalar 30m2.
Os tipos de drywall

Ao todo, existem três tipos de drywall.  O tipo branco é o mais básico e mais utilizado. Tipicamente encontrado em ambientes secos. Já o verde possui silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, o que é melhor para áreas úmidas como banheiros, cozinha e lavanderia. Também existe o tipo rosa, mais resistente ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula. É a melhor opção para ser instalada próximas à lareiras e bancada do cooktop.

Instalação

A instalação também pode ser feita de três formas diferentes. Pode ser feita através de fixação do forro, em que os painéis são parafusados na estrutura de aço, ajudando a absorver os movimentos naturais da construção, parede sobre parede, técnica que nivela superfícies originalmente tortas e aumenta o conforto termoacústico do ambiente, e painéis prontos, que já vem com revestimento e dispensa a etapa de acabamento.

Reparos

São simples, mas ainda é recomendado um profissional para fazê-los. Podem ser feitos com massa, fita de papel microperfurado, massa adesiva MAP, dentre outros materiais.