Decorações dignas de Oscar

Postado em 25 fevereiro , 2013

Nesse domingo (24), aconteceu a 85ª Cerimônia do Oscar, a maior e mais famosa premiação do cinema mundial. Para que um filme ganhe a tão esperada estatueta, são necessários vários aspectos. Roteiristas, diretores e produtores precisam ficar atentos a muitos detalhes que podem fazer a diferença ou dar um toque ainda mais realista ao trabalho.

E um dos aspectos importantes é a decoração. Sim, o ambiente precisa estar de acordo com a mensagem que a obra quer passar, com a época, a situação e deixar cada local com um ar bastante realista. Que tal conferir os cenários principais de alguns premiados ao Oscar?

03-cenario-indicados-oscar Amour: Ganhador de melhor filme estrangeiro, de Michael Haneke, passa-se no interior de uma casa europeia e narra a história de Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), um casal de musicistas octogenários. Um dia, ela sofre um derrame e as atividades cotidianas mais simples se tornam grandes desafios para os dois. Com exceção do início do filme, que se passa em um concerto, toda a narrativa decorre no apartamento deles. A decoração do espaço reúne as memórias do casal: quadros, livros e objetos reunidos durante a vida. Um dos cenários destaques é a biblioteca do casal.

10-cenario-indicados-oscar

Argo: Vencedor da categoria Melhor Filme e dirigido por Ben Affleck, narra a história de seis funcionários da Embaixada dos EUA no Irã, quando estoura a Revolução Iraniana e os revolucionários invadem o local em que eles trabalham. O grupo consegue fugir e se esconder na casa de um Embaixador canadense. Um agente da CIA tem uma ideia inusitada para resgatá-los: ir ao Irã e simular que está produzindo um filme no país. Um dos cenários mais marcantes do filme é a sala do Embaixador canadense. O ambiente apresenta uma série de traços tradicionais. As linhas do design do espelho, somadas à estampa do tapete e aos recortes do sofá, imprimem um ar aristocrático à decoração da sala.

15-cenario-indicados-oscarLincoln: Uma biografia do 16º presidente norte-americano (interpretado pelo vencedor de Melhor Ator Daniel Day-Lewis) que governou o país durante a Guerra Civil. O filme narra os meses finais do presidente no cargo, período em que o país estava dividido pelo conflito e no qual os resultados se refletem ao longo da História dos EUA. Um dos cenários mais íntimos, a casa do presidente apresenta uma decoração luxuosa, aristocrática, em que estampas tradicionais ilustram os papéis de parede e os tapetes. O luxo é reafirmado nas longas cortinas, nos quadros com imagens renascentistas e nos estofados.

24-cenario-indicados-oscarO lado bom da vida: É sobre Pat Solatano, um homem que, após perder a casa, o trabalho e a esposa, mora com os pais e tenta reconstruir a vida. Pat está determinado a reconstruir sua vida e reconquistar sua esposa até começar a se envolver com Tiffany (Jennifer Lawrence, vencedora do Oscar de Melhor Atriz), uma misteriosa mulher que mudará sua vida. A decoração que mais se destaca no filme é a da casa dos pais de Pat. Trata-se de um ambiente clássico: os móveis antigos harmonizam com os papéis de parede em tons claros. Fotografias e objetos antigos contribuem para intensificar o caráter tradicional da decoração.