Decoração com pallets

Postado em 9 junho , 2016

Reutilizar materiais está cada vez mais comum no ramo da arquitetura, por isso os pallets ganham um espaço no mercado da decoração. O diferencial é que ele pode ser trabalhado por qualquer pessoa, não precisando ser um profissional na marcenaria.

É possível transformar o pallet em itens diversos para o cômodo da casa, seja na sala como um centro de mesa, no quarto como base de uma cama, na cozinha como painel, na área externa como sofá e entre outros objetos.

Há várias maneiras de acabamento que você executar. Se quiser algo rústico deixe a madeira com a cor natural ou cores cruas, se preferir um móvel moderno o ideal é enverniza-lo ou colocar vidro para dar durabilidade e proteção. Para quem possui um espaço descolado experimente pinta-los com cores vibrantes e colocar rodinhas para dar flexibilidade no móvel.

O tamanho encontrado no mercado é de 1,00m x 1,20m, mas basta a criatividade para montar de sua maneira. Os pallets requerem certo cuidado, pois a madeira precisa ser resistente para suportar o peso do modo como irá utilizar.

Na hora de escolher o item a ser reutilizado, é importante tomar alguns cuidados. Observe se a madeira não está podre e nem com partes quebradas. Procure saber qual a sua procedência com a garantia de que a madeira é quimicamente segura, sabendo que não estava transportando agrotóxicos ou afins. Analise também o odor, se está com óleo ou muitos pregos. E não se esqueça de higienizar as peças, limpe e lave-as bem com água sanitária, água e sabão. Depois, poderão ser cortadas e remontadas ou utilizadas na forma original e, então, lixadas e envernizadas ou pintadas.

 

Cama de Pallets

Cama

Mesa de Centro de Pallets

mesa

Horta de Pallets

horta