Cultivando Plantas em Casa
Postado em 18 novembro , 2016

diy-plantas-em-casa-10

 

Você já ouviu falar na expressão “dedos verdes”? Ela qualifica uma pessoa que tem habilidade para a jardinagem, que consegue fazer qualquer plantinha crescer e se desenvolver em praticamente qualquer ambiente. Pois bem, você não precisa de dedos verdes para ter sucesso cultivando plantas aí, na sua casa. Basta seguir algumas dicas bem simples:

Escolha as plantas certas

Nem todas as plantas se adaptam à ambientes escuros. Algumas, porém, não se dão bem se expostas diretamente à luz solar. Entender que tipo de planta se beneficiaria das condições que você tem para oferecer é o primeiro passo para o sucesso.

diy-plantas-em-casa-9

Flores como lírio-da-paz e antúrio, por exemplo, não precisam de sol e ficam bem em ambientes internos. Observe a cor da folhagem: as plantas que não precisam de sol, geralmente, têm folhas de coloração verde ou variegada (verde e branca). Quanto mais a folhagem for colorida, de mais luz ela precisará.

Sacadas são interessantes para plantas resistentes ao vento, como a jabuticabeira ou pitangueira, que se adaptam bem em vasos; flor-de-coral ou pleomele (planta tipo arbusto). A rega dessas plantas deve ser feita uma vez ao dia, no período da manhã ou no fim da tarde.

No banheiro, desde que exista um mínimo de claridade, é possível cultivar violetas, que gostam de umidade. Outras opções são: a rafis (palma-de-cristo) ou a árvore da felicidade. Uma dica importante é nunca deixar a planta muito perto do chuveiro por causa do vapor quente.

diy-plantas-em-casa-8

Já na sua sala, para deixar o ambiente verde e florido, você pode optar por espécies mais resistentes, como a orquídea borboleta, que é uma planta que se adapta bem em locais fechados, a orquídea sapatinho, que gosta de sombra, ou o filodendro, que precisa apenas de luz indireta.

Você pode, ainda, cultivar temperos na sua cozinha, por que não? Para isso são necessários  alguns cuidados específicos: plantas de hortas, como manjericão, hortelã, alecrim, cebolinha, entre outras, precisam de, no mínimo, quatro horas de sol por dia. Fora isso, algumas especiarias devem ser plantadas em vasos diferentes, por precisarem de mais ou menos espaço.

Segredinhos das plantas

Vaso: dê preferência para os que têm furos na parte inferior para poder escoar a água. Os de barro, que são mais porosos, também ajudam a arejar as raízes. Para samambaias, os ideais são os de fibra de coco. Na sacada, onde venta muito, utilize vasos de plástico, que ajudam a reter a água.

Terra: use a vegetal, que já foi processada e está livre de fungos, bactérias e sementes de ervas daninhas. O produto pode ser encontrado em supermercados e lojas de jardinagem.

diy-plantas-em-casa-1

Adubo: tanto os líquidos (que são diluídos na água) quanto as versões em grãos devem ser aplicados a cada três meses, respeitando a quantidade descrita nas embalagens.

Rega: sempre no período da manhã ou no final da tarde. Nunca regar a planta no período em que o sol está quente. Vale verificar se a terra já está úmida antes de regar a planta novamente. Se estiver, espere mais ou pouco ou reduza a quantidade de água.