Construindo paredes

Postado em 3 maio , 2013

Para construir uma casa, é preciso pensar no material empregado e na mão de obra, além, é claro de já ter um projeto bem definido. Quem já observou o trabalho de um pedreiro impressiona-se com a habilidade de fazer surgir, do nada, um lar. Mas qualquer pessoa com um pouco de habilidade manual pode sim fazer alguns serviços de construção, desde que tome alguns cuidados. Paredes são, claro, essenciais. Elas dão o formato desejado a casa e definem todo o restante do planejamento. Por isso, seguem algumas dicas para quem quiser se aventurar como construtor ou, simplesmente, aprender um pouco mais:

A primeira medida é fazer o piso de concreto. Depois, faça a massa para o assentamento dos tijolos. Traga a massa para o lado de onde será erguida a parede, juntamente com alguns tijolos. Deixe de três a quatro tijolos espalhados em linha reta até o final de onde vai a parede, para ir pegando conforme for preciso.

parede 1Veja bem antes de onde a parede vai começar. O ponto de partida pode ser de uma viga já erguida. Coloque massa no piso de concreto e nos furos de um dos lados do tijolo de modo que cubra os furos. Encoste o tijolo com o lado que tem massa na viga e em cima da massa que esta no chão de concreto. Faça um pouco de força para que fique firme.

Assente mais quatro tijolos na frente do primeiro seguindo uma linha reta. Depois, uma metade de tijolo em cima do primeiro e encostado na viga e, em seguida, um inteiro. Volte a assentar um inteiro e siga dessa forma até o final da quarto tijolo de baixo. Assim, vai ficar uma parede de quatro tijolos de altura, formando como se fosse uma escadinha. No final da parede e encostado na viga do outro lado, faça a mesma parede, seguindo o procedimento acima.

sa-cimento-pedreiro-civil-profissao-economia-edificio-engenharia-arquitetura-ferramenta-parede-trabalhador-tijolo-construir-erguer-homem-1270680952373_615x300No tijolo de cima e partindo da viga coloque um prego na massa que esta entre meio a viga e o tijolo. Amarre uma linha de pesca no prego e puxe a linha até a outra viga do outro lado, colocando outo prego e fixando na massa do ultimo tijolo encostado na viga. Puxe bem a linha por que ela vai servir para ir assentando os tijolos em linha reta até o outo ponto. A linha pode ser colocada a cada careira, ou como preferir. Siga dessa forma até terminar a altura da parede desejada ou até o teto ou uma viga no alto se tiver.

Fonte: ASSIMSEFAZ