Construção com sustentabilidade

Postado em 21 abril , 2015

É um desafio buscar soluções sustentáveis para as construções. Mas, atualmente, o mercado cobra essa sustentabilidade visando limitar os impactos ambientais humanos. Além disso, o grande objetivo é garantir a mesma durabilidade de uma obra comum e uma estética de qualidade. Em uma construção sustentável deve-se levar em conta por precaução, desde material e revestimentos até os processos de demolição e reciclagem. Vale apostar no sustentável em decoração também. Mas hoje vamos focar na coleta da água da chuva, que vem sendo um meio para amenizar o desperdício e diminuir os gastos.

Olha que bacana ficou esse cantinho! Você não precisa de muita coisa para reaproveitar a água da chuva. Basta ter um sistema de coleta no telhado. Este barril, para onde vai toda a água, pode ser deixado em um canto reservado, no fundo da casa com algumas plantas para alegrar e não deixar o ambiente clichê e sem graça.

 Reaproveitamento-da-agua-de-chuva-1

Você sabe dos benefícios da coleta de água da chuva?

São benefícios sociais, ambientais e econômicos. Em cerca de 90% dos casos a área do telhado é grande o suficiente para garantir uma quantidade de água potável suficiente para todos que moram debaixo desse telhado. Um dos principais benefícios das cisternas é que elas ajudam as famílias a guardar água para os períodos de estiagem, garantindo a sua segurança hídrica. Além disso, contribuem com a melhoria na qualidade de vida dos beneficiados, uma vez que diminui a mortalidade e as enfermidades por doenças de veiculação hídricas, reduz a conta de água das concessionárias até 40% e evita o deslocamento de famílias em busca de água potável.