Como organizar sapatos?
Postado em 27 outubro , 2016

organizar-sapatos-gorete-colaco-post-41

A maneira correta de guardar os calçados costuma ser uma dúvida para homens e mulheres; e ambos os casos a situação pode ser uma tremenda desordem. Então, se você quer preservar seus itens e garantir tudo em ordem, é só ficar atento as dicas de como organizar sapatos.

Dicas

Não guarde em locais úmidos. Tem muita gente que na falta de espaço costuma guardar os calçados na lavanderia e até mesmo no banheiro, mas a umidade desses ambientes pode ser o fim para qualquer item. A proliferação de fungos no tecido que compõe a peça pode acabar com o seu tão adorado calçado. Então, leve sempre em consideração a ideia de guardar tênis, sapatilha, sapatos, sandálias e tantos outros modelos, em local seco e arejado! Deixe tomar um ar Ao retirar o calçado do pé não o guarde imediatamente. Além de poder ficar com cheirinho desagrádavel (chulé), a umidade que o pé libera no item pode determinar a proliferação de fungos. O ideal é deixar o sapato de um dia para o outro “tomando uma fresca”.

Cuidado com os materiais. Cada tipo de sapato é composto de um material diferente e isso implica em cuidados específicos. Então, antes de se desfazer da caixa, o indicado é ler as orientações do fabricante e até guardar a explicação para saber a maneira correta de limpar a peça.

Dicas e ideias para guardar sapatos

O cabideiro do guarda-roupas pode ser transformado em uma sapateira. Essa dica é boa e barata! Para guardar as peças que não tem salto, você pode usar cabides com prendedores de roupas e depois é só encaixar as sapatilhas e tênis. Assim dá para guardar tudinho no armário. Caso você não tenha espaço livre no armário e quer uma maneira de organizar o quarto, dá para seguir esta sugestão.

O tablado de madeira ganhou rodinhas e é colado embaixo da cama, assim é só puxar o item e os calçados estarão todos dispostos.

As caixas de acrílico não são as mais baratas, mas tem excelente durabilidade. Ter um espaço para cada par também é importante, e neste caso a solução foi colocar os itens em caixas de acrílico que deixam os modelos visíveis e fáceis de encontrar. Para guardar chinelos e rasteirinhas, dá para seguir essa ideia em que os cabides de metal são transformados em acessórios que penduram as peças pelos pares.

A escada transformada em estante é ideal para decorar e organizar o ambiente. Aqui a ideia é baseada na decoração com reaproveitamento. A escada antiga ganhou algumas tábuas de madeira que servem de apoio para os calçados.

Manter tudo em caixa é uma ótima ideia. Para seguir essas ideias, vale encapar todas as caixas de uma só cor para manter o visual uniforme e colocar uma foto do item que está dentro, assim você não precisa abrir caixa por caixa para encontrar um modelo. Outra solução é utilizar caixas plásticas etiquetas de acordo com as características do item. O item é ideal para aproveitar o espaço vertical.

O pallet também é um ótimo item quando o assunto é organização. Para aproveitar a madeira, pendure-a na parede e pendure os sapatos de salto em suas tábuas. Mais uma ideia barato e muito simples; as caixas de arquivos (sim, aquelas de escritório mesmo) também podem ganhar uma função nova, e aqui a proposta é colocar alguns pares dentro das caixas. O cabideiro armário pode ser utilizado para deixar as botas de cano alto. Para guardar as botas, você pode usar cabides com prendedores. Se o material do calçado for delicado coloque um pedacinho de feltro na parte do prendedor para não marcar o tecido da bota.

O espacinho do lado do guarda-roupa é suficiente para guardar os calçados. Para os tênis e sapatos baixos, a ideia é aproveitar o espacinho livre da parede e instalar pequenas prateleiras formando uma espécie de “V”. O resultado é ótimo e ideia fica ideal para pequenos espaços.

Uma maneira simples de deixar os saltos organizados é instalar barras ou até mesmo placas gesso (tipo de acabamento de forro) para pendurar os calçados. Corte a espuma de acordo com a altura do cano. Para guardar as botas de cano médio e alto use pedaços de macarrão (aqueles de piscina) para colocar dentro do cano e manter a estrutura do sapato firme. Esta é uma dica simples e barata.

Na hora de arrumar as malas para viajar, use toucas de cabelo descartáveis para colocar os pares, assim você não corre o risco de sujar suas roupas.

As prateleiras aramadas são práticas e fáceis de montar Usando uma ideia de closet barato, dá para investir em prateleiras aramadas para deixar os calçados organizados. Algumas ideias baratas e práticas como reaproveitar galões de plástico, latinha e até mesmo garrafa pet já servem par a deixar os itens organizados de uma forma simples. Para guardar os itens em um lugar pequeno, dá para usar arame para fazer uma armação que sustente um pé sobre o outro. Os móveis compactos e que já tem uma estrutura própria para guardar calçados pode ser um ótimo investimento.

COMO ORGANIZAR SAPATOS: 25 ideias para arrumar tudo! http://casaeconstrucao.org/?p=22129