Caixa de ferramentas

Postado em 18 julho , 2013

Uma mala de ferramentas é indispensável em qualquer casa, sempre é necessário fazer algum reparo, pendurar um quadro na parede, apertar alguns parafusos. Mas como nem sempre sabemos quais são as ferramentas básicas em se ter em uma caixa e quais são suas utilidades. Que tal conhecer um pouco mais sobre elas?

O alicate é ferramenta articulada e serve para multiplicar a força de quem está usando. Tem inúmeras funções, ele serve para prender, enrolar, puxar, cortar, segurar e torcer. Há vários tipos de alicates, mas o mais usado é o alicate “bico de pato”.

chave-inglesa1A chave inglesa facilita a forma como se aplica a cabeça para girar qualquer tipo de parafuso e porca. A sua característica principal é mudar para diferentes tamanhos através da regulagem da cabeça. É uma ferramenta muito versátil e de fácil utilização. Serve principalmente para atarraxar ou desatarraxar porcas e parafusos de uma forma rápida.

A furadeira tem várias funções, sendo a principal fazer furos. Ela possui um sistema de motor que aplica uma rotação às brocas, as quais servem para furar paredes, madeira, tijolos, aço, etc. As furadeiras podem ainda ter velocidade variável e reversível, servindo assim também para aparafusar e desaparafusar. Algumas são portáteis, acopladas de baterias recarregáveis.

Martelo, uma das ferramentas que existe em quase todas as casas, pois se trata de um utensílio que é usado com muita freqüência em e tem diferentes utilidades, a mais conhecida é pregar pregos.

Chave-de-FendaA chave de fendas serve para apertar e desapertar parafusos e existe com uma grande variedade de estilos, tamanhos e formas. A chave de fendas é uma ferramenta normalmente com um corpo de metal e a cabeça geralmente de um plástico resistente, podendo também ser isolada, com uma ponta estreita ou larga.

A trena é uma excelente “ferramenta” para ter em casa. Além de ajudar a medir qualquer ambiente, ela facilita na hora de trocar os móveis de lugar.

Os parafusos são fabricados em uma gama vasta de materiais, em vários modelos e tamanhos. Os melhores são aqueles que resistem ao tempo e à corrosão. Qualquer caixa de ferramenta deverá ter uma pequena porção de parafusos de diferentes tamanhos. As buchas também são muito úteis e servem para afixar os parafusos em um determinado furo, usando uma furadeira. Seu tamanho é sempre menor que o parafuso, já que o parafuso expande a bucha, pressionando-a contra o furo e oferecendo uma grande resistência e segurança ao parafuso.