Você conhece a decoração asiática?
Postado em 13 janeiro , 2017

Durante séculos, as culturas asiáticas viveram suas vidas cercado por simplicidade e elegância através do mobiliário e da arte. No interior da Ásia, os ambientes são projetados para trazer a paz, equilíbrio e serenidade para o usuário. A qualidade e o artesanato são primorosos, o estilo é fusão dos países ocidentais, dessa forma cria-se uma única decoração. O estilo asiático reúne o melhor da cultura e estilo de vida proveniente de países como a China e o Japão.

Elementos e formas de incorporar o estilo asiático na decoração da sua casa são:

O cenário é representado por jardins zen, paus de madeira, tigelas de arroz e saquê tomado sentado no chão. A tradicional arte asiática é simples, mas graficamente visual forte, o que embora contradiga o estilo asiático que em geral, sempre muito delicado, permitindo criar espaços harmoniosos com destaque para os elementos em seda. As características chinesas são almofadas no chão, lanternas de papel, biombos e tapete tipo “tatame”. Geralmente, os elementos decorativos (mobiliário, tapetes, tratamentos de parede) são elaborados, já o tratamento de janela deve ser simples como cortinas ou persianas e tecidos translúcidos ou de bambu ou de madeira.

12_yneoyfsh_tbnet

O uso de cores dramáticas, como por exemplo, para os chineses o preto e o vermelho é uma cor dominante, pois representa a boa sorte. Móveis de madeira são normalmente preto revestido com laca brilhante, o preto é a cor dominante, pois pode e deve ser utilizado em conjunto com outros tons. Para a decoração em estilo japonês, tons naturais de castanho, cinzento são mais populares, o fundo de qualquer ambiente asiático, privilegia as cores neutras e mais naturais, com a existência mínima de objetos decorativos, com destaque na maioria dos cenários o uso do ouro.

decoracao-japonesa

O uso de texturas na decoração asiática vem do reflexo da natureza, como o cedro ou outras madeiras usadas de forma natural ou polidas com um brilho espelhado, a Acer (um tipo de arvore), o bambu, a pedra, o vime entrançado (Vime é um material oriundo de varas moles e flexíveis do vimeiro. É usado, trançado, com diversas utilidades, principalmente na confecção de móveis e cestos), o papel de arroz, a seda e os tecidos são exclusivamente naturais.

quarto-japones-902554

O uso da água e do verde é importantíssimo, pois a principal característica deste estilo é a influencia da natureza, por isso o som delicado da água caindo e o olhar calmo da água parada com peixes é destaque. Plantas naturais em vasos expressão a Ásia, já se estes vasos tiverem as bordas pintadas de vermelho ou dourado a influência vem da China e se espelharmos bonsai pela casa remete a cultura japonesa.